Social Icons

sexta-feira, 1 de setembro de 2017

A Reforma ainda é relevante?


Se a Reforma fosse apenas uma reação negativa a um problema puramente histórico, então não seria relevante, hoje, para os evangélicos. Contudo, quanto mais de perto se observa, mais claro isso se torna: a Reforma não foi, principalmente, um movimento negativo, um distanciamento de Roma; foi um movimento positivo, um mover-se em direção ao evangelho. E mover-se em direção ao evangelho significa descobrir o cristianismo original, bíblico, apostólico, que àquela altura estava enterrado debaixo de séculos de tradições humanas. É isso que mantém a validade da Reforma nos dias de hoje, pois a igreja deve estar sempre se reformando e constantemente chegando mais perto do evangelho. Isso é sintetizado por dua palavras que escutamos com frequência: "semper reformanda". Contudo, seu contexto é importante, pois a frase completa em latim diz: Ecclesia reformata et semper reformanda secundum verbum Dei ("Igreja reformada e sempre se reformando de acordo com a Palavra de Deus"). A Reforma não pode acabar. Deve ser uma bandeira evangélica, carregada com humildade e firmeza. 

Para os evangélicos, essa é a nossa história. É uma história de testemunhas corajosas e eloquentes da verdade da graça de Deus encontrada em sua Palavra. E assim como essa é nossa história, esse deve ser também o padrão. Que Deus no dê a fidelidade corajosa dos reformadores para trabalharmos juntos em unidade evangélica para a continua reforma e o crescimento de sua igreja! 

***

Autor: Michael Reeves
Fonte: STOTT. John; REEVES, Michael. A Reforma: O que você precisa saber e por quê. Viçosa, MG: Ultimato, 2017, pp. 42-43

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Sample text

 
Blogger Templates