Social Icons

terça-feira, 25 de maio de 2010

Família: Criação

Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a. Gn 1.27,28



Mês da família. Semana passada falamos um pouco do sentimento e atitudes que devemos ter neste mês da família. Chegamos a mencionar sobre o motivo pelo qual Deus criou a família. E hoje gostaria de falar um pouco mais sobre esta criação e mostrar algumas implicações.

Quando olhamos para o relato da criação percebemos que ao criar o homem, ele cria também a família. Embora os versículos 27 e 28 seja um resumo do que acontece no capítulo 2, nestes versículos é possível ver uma grande mensagem. Primeiro percebemos que Deus não criou o homem para viver só. Deus criou homem e mulher. O primeiro casal do mundo. Este casal, como pode-se ver no capítulo 2, foram criados para ter um grande relacionamento entre eles ao ponto de serem uma só carne. Mas não somente para serem um casal, mas para serem uma família. O versículo 27 do capítulo 1 nos diz que Deus abençoou o homem e a mulher para que fossem fecundos e multiplicassem. Deus é quem capacita o casal para que tenham filhos. Em outras palavras, na criação vemos que Deus abençoa a família. Deus é o criador e mantenedor da família.

Com isso em mente podemos concluir que a família é boa, pois vem de Deus. Na verdade, ao olharmos o final da criação, podemos ver a expressão “isto era muito bom” (Gn 1.31), o que inclui a família. Se é bom então podemos nos alegrar e ter prazer em viver em família. Não quer dizer que devemos ter alegria apenas quando constituímos família, ou seja, quando casamos, mas, só o fato de fazer parte de alguma família, já devemos estar alegres.

Devemos ter alegria em fazer parte de uma família, também, porque isto agrada a Deus. Mas é necessário entender que esta alegria não deve vir da família e sim de Deus. O que isso quer dizer? Quer dizer que posso ter prazer na minha família quando meu alvo é Deus. Ou seja, ser um bom pai e marido para glória de Deus, uma boa mãe e esposa para a glória de Deus, ser um irmão e filho para a glória de Deus.

Por fim, sejamos gratos ao Senhor, pois dele é a família e ele nos presenteou com ela. Se hoje temos família é porque ele deu à nós. Ele é o criador e também aquele que abençoa o nosso lar: “Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam” (Sl 127.1).

Rev. Felipe Camargo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Sample text

 
Blogger Templates