Social Icons

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Regra de fé e prática

“Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça; a dim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.” (2ª Tm 3.16 e 17)

Nesta semana comemoramos o Dia da Bíblia. Um livro tão importante para nós cristãos, mas ao mesmo tempo, tão menosprezado. Dizemos com a boca que cremos que ela é perfeita e completa, mas não aceitamos que ela esteja correta ao explicar as coisas que nos ocorre. Dizemos acreditar que ela tem a resposta para todas as situações da vida, mas ao enfrentarmos dificuldades, ela é a última referência que procuramos. Dizemos que ela nos ajuda a crescer espiritualmente, mas recusamos suas ordenanças e exortações. Qual é o objetivo da Bíblia para nós afinal? Ela tem sido nossa única regra de fé e prática?

Com as palavras de Paulo, gostaria de encorajá-los a buscar cada vez mais, na Bíblia, um modo de vida, para que ela não seja considerada um livro qualquer para você. Paulo ao dizer que ela é inspirada por Deus, ele mostra a autoridade das Escrituras, mostrando que, o que nela está escrito é a própria voz de Deus. Portanto, o que se segue, deve ser tido como autoridade, não humana, mas divina!

Paulo diz sobre sua utilidade na vida do homem com um objetivo final. Portanto, vejamos qual é a utilidade dela. Primeiro ele diz que é útil para o ensino, se referindo às primeiras instruções que a Bíblia nos dá, mostrando qual o caminho a seguir, não se desviando nem para a direita e nem para a esquerda.

A segunda utilidade é a repreensão. A repreensão ocorre quando nos desviamos do caminho ensinado. É a Bíblia, portanto, que vai mostrar e apontar todos os nossos erros.

A terceira utilidade é a correção, dando ênfase aos desvios que cometemos dos primeiros ensinos já recebidos. Depois de mostrar quais são os nossos erros, ela vai nos corrigir. Essa correção é para que não desviemos novamente do caminho ensinado (1ª Jo 2.1).

A quarta utilidade vem após a correção, ou seja, a educação na justiça. Após ensinar, repreender e nos corrigir, a Palavra nos coloca de volta para o caminho correto. Não é apenas repreender e corrigir, mas o papel da Bíblia é também de nos educar amorosamente na justiça de Deus.

O objetivo é essencial neste texto. Podemos ver que se Deus nos chamou para sermos santos diante dele, ele nos deu um meio para atingirmos esse objetivo, que é a sua Palavra. Somente assim seremos perfeitos e perfeitamente habilitados para toda boa obra. Que possamos aprender o valor que a Bíblia tem para nossas vidas e que façamos dela nos única regra de fé e prática.

Rev. Felipe Camargo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Sample text

 
Blogger Templates