Social Icons

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Novo Ano!

Mais um ano se inicia e novas expectativas surgem. Mas o que podemos esperar do ano de 2010? Podemos esperar tudo e ao mesmo tempo nada. Não conhecemos o futuro e, por isso, só podemos ficar imaginando o que vai acontecer, como nos diz o sábio Salomão: O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR (Pv 16:1). No Entanto, isso não quer dizer que não possamos fazer planos. O que este versículo nos ensina é sobre incerteza dos resultados. Mas algumas diretrizes sobre nossos planos devem ser traçados. Independente do que queremos ou precisamos, nosso alvo maior deve ser sempre glorificar a Deus. A Bíblia nos diz que devemos buscar em primeiro lugar o reino de Deus e as demais coisas, ou seja, o que precisamos, será acrescentado. Não quer dizer que não podemos desejar nada que precisamos, só precisamos desejar a coisa certa. Como desejar e fazer planos corretos? Simples, comece com uma simples pergunta: “o que eu quero vai glorificar a Deus?” Eu sei que parece simples e óbvio, mas é essencial para nos direcionar para o caminho correto de nossos planos. Com essa pergunta vamos eliminar planos que irão nos afastar da Igreja ou de Deus ou até mesmo planos que possam trazer tentações desnecessárias. Se glorifica a Deus então estaremos no caminho correto.
O segundo passo é o mais difícil que o primeiro. A pergunta agora muda: “Como poderei glorificar a Deus com esses planos?” Muitas vezes são planos que não desagradam a Deus, mas não sabemos como agradar, que é o mais importante. Você pode se perguntar se não é exagero fazer planos pessoais objetivando a glória de Deus, mas Paulo deixa bem claro que até o simples ato de comer, deve ser para a glória de Deus, portanto, meus projetos de trabalho devem ser para a glória de Deus, meus projetos de estudos devem ser para a glória de Deus, meus projetos familiares devem ser para a glória de Deus, até meus projetos de lazer (como a compra de algo para meu prazer) deve ser para a glória de Deus. A questão que você deve responder antes de realizar seus projetos é como vou glorificar a Deus com ele. Lembre-se se você não acha uma maneira de glorificar a Deus com seus planos, então provavelmente ele não deve ter passado nem pela primeira pergunta.
O último passo e tão importante quanto os demais é responder a terceira pergunta: “Quais seus meus planos para meu crescimento espiritual?” De fato, não há erros em fazer planos pessoais, mas não podemos esquecer-nos de fazer planos para o nosso crescimento espiritual. Este terceiro passo é o mais simples, mas o mais difícil. É simples, pois é fácil identificar ou planejar a nossa melhora, mas é difícil saber colocar em prática e ir até o final com esses planos. Essa etapa varia muito de pessoa para pessoa. Pode ser planos do tipo: “Este ano vou ler a Bíblia toda”, ou “vou ler duas vezes a Bíblia este ano”, ou até “este ano quero estudar mais sobre as doutrinas”; ou planos mais trabalhosos como: “vou me envolver em algum trabalho na Igreja”, ou “vou me dedicar mais nos trabalhos que no ano passado”, ou “vou trazer mais pessoas à Igreja”. Seja qual for seus planos para o crescimento espiritual, ele deve ser feito, antes mesmo dos planos pessoais. Se você quer um ano com bênçãos para os seus planos, siga pelo menos estes três passos! Feliz 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Sample text

 
Blogger Templates