Social Icons

sexta-feira, 1 de março de 2013

Jesus e os Milagres da Natureza

Marcos 4.35-38: O primeiro milagre sobre as águas
Os discípulos haviam se esquecido quem era Aquele que estava no barco com eles. Ficam com medo e apavorados chamam a Jesus! Mas a resposta de Jesus foi que eles eram homens que não tinham fé. Mas, podemos nos perguntar, se eles chamaram a Cristo para socorrê-los, não estavam demonstrando fé em Cristo? Jesus diz que não. O problema é que eles esqueceram que "se Cristo estiver no barco, tudo vai muito bem". Eles deveriam saber que o barco não afundaria, mesmo que estivesse enchendo de água. Mesmo que o temporal demore a passar ou mesmo que ele não passe, se Cristo está no barco, realmente tudo vai muito bem!
Os discípulos demoraram para perceber isso. O último versículo do texto mostra bem isso: "E eles, possuídos de grande temor diziam uns aos outros: Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?" Quem é esse? É aquele que é Senhor sobre a criação, os demônios (Mc 5.1-20) e sobre a vida (Mc 5.21-43)

Marcos 6.30-44: A primeira multiplicação de pães.
Jesus agora está cansado e precisa repousar. No entanto, o povo daquela época era como "ovelhas sem pastor". Jesus, então, mostrando o significado de negar-se a si mesmo e amar o próximo, deixa de lado o seu descanso merecido e cuida deste rebanho sedento da Palavra do Senhor. E a primeira coisa que ele se preocupa é alimentar a alma desse rebanho.
Mas, o tempo passa e a fome chega naquela multidão. Os discípulos, ainda com corações endurecidos, ficam preocupados por não ter como alimentar aquelas pessoas. Eles não entendiam que Deus é quem sustenta seus filhos todos os dias e que Jesus era o Deus encarnado, o Deus conosco. E é isso que eles iriam presenciar. Eles tinham 5 peixes para alimentar 5 mil homens! Sem contar as mulheres e crianças, precisariam alimentar mil homens com apenas 1 pão. Mas, foi o que aconteceu.
Jesus agradece ao Pai pelo pão e pelo peixe e aquele rebanho passa a ser alimentado fisicamente! Todos comem e se fartam. São recolhidos 12 cestos cheios! Elas não eram mais ovelhas sem pastor. Mas, Cristo se apresenta como o bom pastor que alimenta suas ovelhas espiritualmente e fisicamente.

Marcos 6.45-52: O Segundo milagre sobre as águas
Mais uma vez eles sobem no barco. Jesus manda seus discípulos irem primeiro enquanto ele tem um
momento a sós com o Pai Celeste. Os discípulos, mais uma vez se encontram em apuros (e é preciso lembrar que eles eram experientes se tratando da vida no mar). Por volta das 3:00 da manhã, os discípulos estão no meio do mar, isto é, em torno de 5.000 metros de distância da terra o transtorno começa. E mesmo com tudo isso Cristo ainda consegue ver a dificuldade dos discípulos. Nem as trevas e a distância impediam Cristo de acompanhar seus discípulos. Deus realmente cuida de seus filhos e nada pode impedi-lo disso!
Cristo, então, demonstra que ele não é apenas senhor sobre a Criação, mas Ele é o próprio criador dela e altera suas leis para o seu bom propósito, assim como fez por diversas vezes no Antigo Testamento. Cristo anda sobre o mar e alcança o barco que não sai do lugar. Os discípulos, que ainda continuavam com seus corações endurecidos, não pensam que poderia ser Jesus andando sobre o mar, preferem acreditar em crendices, imaginando que estavam vendo um fantasma! Mas, Cristo demonstra seu amor e se identifica dizendo "Sou Eu", ou seja, "EU SOU" (uma possível tradução). Ele conforta seus discípulos e sobe ao barco. Imediatamente o vento e o mar se acalmam.
Mas, mesmo assim, pela dureza do coração, ainda não haviam compreendido tudo sobre Cristo. Ainda estavam tentando entender o primeiro milagre dos pães. Mas, Jesus mostra mais uma vez que ele ampara e cuida dos seus. Ele nunca abandona aqueles que lhe pertencem e é longânimo, paciente, amoroso e misericordioso.

Marcos 8.1-21: A segunda multiplicação dos pães
Jesus se tornava cada vez mais popular, e a cada dia a multidão se aglomerava diante dele. Mas, algo era sempre constante em Cristo, que era sua compaixão pelo povo sedento por um verdadeiro pastor. O povo permaneceu com Jesus por 3 dias! E nem mesmo a falta de comida desanimava o povo de ficar ao lado de Cristo. Os discípulos, mais uma vez pede socorro ao Mestre. A paisagem verde da primeira vez não se repete neste texto. Agora o povo está num deserto. Mas, havia outra vantagens. Além de ter mil homens a menos, agora eles tem 2 pães a mais! A multiplicação acontece novamente e sobram 7 cestos cheios de pães. Mais uma vez Cristo agradece aquele que sustentaria todas aquelas pessoas. Deus é quem dá o sustento!
Mas, parece quem nem assim os discípulos amoleceram o coração. Eles voltam para o barco e começam a ficar preocupados. Não porque uma tempestade se aproximava, mas porque tinham pouca comida! Eles tinham apenas um pão! O fato de estarem no barco, já deveriam se lembrar de como Jesus acalmou a tempestade. Mas, o problema era pior, pois com um pão, Jesus poderia ter alimentado no mínimo mil homens. E eles estavam preocupados porque só tinha um pão. Era Cristo quem estava no barco com eles, aquele que afastou tempestades e multiplicou os pães para multiplicar uma multidão! Isso porque tinham seus corações endurecidos!

E você?
É muito fácil ficarmos admirados com a reação daqueles discípulos. Como podiam aqueles homens ter seus corações tão endurecidos mesmo depois de tantas provas? Como podiam ficar preocupados em todas estas  situações com Cristo ao lado deles?
Existe um hino que eu gosto muito que diz: "Conta as bênçãos! dize quantas são, Recebidas da divina mão! Vem dizê-las, todas duma vez, E verás, surpreso, quanto Deus já fez!". Tenho certeza que Deus já derramou inúmeras bênçãos na sua vida! Tenho certeza que Deus já deu provas mais que suficientes de que ele está sempre te guardando, protegendo, suprindo as suas necessidades e fazendo muito mais do que você pede ou imagina. E não é triste que mesmo assim temos dificuldades em confiar em Deus? Não é verdade que muitas vezes perdemos o sono por preocupações e ansiedades? Do que você tem medo? Quais são as suas preocupações?
 Mesmo que o temporal demore para passar ou nem passe, lembre-se que: quando Cristo está conosco, tudo vai muito bem! Como nos lembra Pedro: Lancemos sobre Ele a nossa ansiedade, porque ele tem cuidado de nós!


2 comentários:

  1. Essa mensagem mostra a necessidade de lembrar das intervenções divinas realizadas em nossa história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Nos lembra que Deus não deixou o mundo a por sua própria conta como dizem os teólogos teístas...

      Excluir

 

Sample text

 
Blogger Templates