Social Icons

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Dia Mundial da Solidariedade

Tenho compaixão desta gente, porque há três dias que permanecem comigo e não têm o que comer. (Mc 8.3) 

Tristezas e sofrimentos! Esta é a imagem que se tem passado sobre os desastres que têm surgido. A cada dia aumentam as fotos da dor e sofrimento que o povo do Haiti tem passado. Não somente isto, mas a morte também tem sido retratada nestas fotos trazendo compaixão para aqueles que olham para essas imagens.
Não é sem motivo que aparecem cada vez mais apelos para que o mundo se mobilize para ajudar o povo que passa por este sofrimento. Soldados, artistas, políticos dentre outros se movimentam cada vez mais para ajudar esse povo que tanto sofre. Apesar do mundo egoísta e decadente em que vivemos, como é bom ver que pessoas se sensibilizam por outras pessoas. Ainda há uma pequena luz de bondade no homem, pois eles ainda são imagem e semelhança de Deus, embora ofuscado pelo pecado. No entanto, o que nos chama a atenção é que estes que se movimentam são ímpios! Como a Igreja de Deus tem reagido com tudo isto? Será que ela tem se compadecido destas pessoas?
Hoje comemoramos o dia mundial da solidariedade. E quando olhamos para o texto acima percebemos que o maior exemplo de solidariedade que temos é do próprio Cristo que tinha compaixão das multidões. Se somos dizemos que seguimos a Cristo, devemos seguir seu exemplo de solidariedade. Não quero aqui dizer que devemos todos sair de nossas casas para irmos até o Haiti. Não precisamos ir tão longo para sermos solidários, pois muitos que nos cercam também passam por grandes dificuldades e precisam de nossa ajuda. E na verdade, é exatamente isto que Tiago nos fala sobre a fé: se você sabe que o teu próximo passa por necessidade e não o ajuda, você prova que não tem a fé verdadeira (Tg 2).
A grande diferença entre nós cristãos e os ímpios está no propósito! Os ímpios, por mais que eles ajudem outros num grande ato de bondade, ainda assim será feito com objetivos e motivações pecaminosas. O cristão ele pode ajudar alguém sem que seja por objetivos e motivações pecaminosas porque ele faz pensando na glória de Deus! Por isso, nós como cristãos, temos a obrigação de sermos solidários, mais ainda que os ímpios, pois fazemos para a glória de Deus.
Que nós como cristãos sejamos mais solidários como Cristo, pois isto prova se nossa fé é verdadeira ou não. Mas não precisamos ir à outro país para sermos solidários, mas podemos orar por aqueles que sofrem e ajudar aqueles que também estão sofrendo perto de nós, às vezes, irmãos na fé, familiares, vizinhos, amigos, etc. Mas não façamos isto simplesmente por fazer, mas com o objetivo de glorificar o nosso Deus. A Ele toda glória!

Rev. Felipe Camargo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Sample text

 
Blogger Templates