Social Icons

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Marchar para quem?

No último dia 6, tivemos em São Paulo a famosa “Marcha para Jesus”. Este evento, promovido por uma determinada denominação, leva cristãos de várias Igrejas para marchar nas ruas de São Paulo sobre o pretexto de que estão cumprindo a ordem dada por Deus. Os textos usados como pretexto é de Êxodo 14 e Josué 6, como se a ordem dada para marchar naquele contexto fosse uma ordem para os cristãos de hoje. No entanto, nestes dois textos havia uma situação específica. O primeiro era para a ordem para atravessar o Mar Vermelho e o segundo caso é a destruição dos muros de Jericó. O interessante que hoje não existe nenhum Mar Vermelho para atravessar e nem muralha para derrubar. Por que teríamos que Marchar? Será que os textos usados devem ser tomados como uma ordem para marchar hoje ou tem um ensino mais lógico? Creio que este interpretação feita por esta denominação serve apenas para enganar milhares de pessoas!
Esta semana assisti um dos programas que falava sobre esta “Marcha para Jesus” e percebi outro absurdo. O apresentador dizia para escrever em um papel algo que a pessoa desejava, como por exemplo, a cura de alguma doença, e este papel deveria ser colocado dentro do sapato durante a “Marcha” para que fosse que este problema ou enfermidade fosse “pisado” enquanto marchasse. O que devemos perguntar, em primeiro lugar, é: qual a base bíblica para isso?
O que me que me questiono é se esta Marcha tem algum propósito concreto para ser realizado. O que tudo isto muda na vida dos crentes? Como isto pode trazer algum benefício espiritual para a vida destas pessoas? É complicado usar textos isolados, fora de seu contexto, para se fazer uma marcha e ainda, não vemos que isto era algo comum no povo de Deus do Antigo Testamento nem do Novo Testamento. Não encontro, por exemplo, Jesus dizendo “quem quiser me seguir deve marchar por mim”. Não vemos no livro de Atos algum movimento deste tipo, nem nas cartas os apóstolos incentivando qualquer tipo de “bagunça por Jesus”. Viver por Cristo e dizer que Cristo vive em nós não é mostrado através de uma andança no meio da cidade e sim através do modo de vida diário. Marchar para quem? Não sei para quem é esta marcha, só sei que não é para Jesus!

Rev. Felipe Camargo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Sample text

 
Blogger Templates