Social Icons

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Marta e Maria

Leia: Lucas 10.38-42; Jo 11.1-35; 12.1-8

Hoje comemoramos o aniversário da SAF de nossa Igreja. Que alegria é para nossa Igreja comemorar o aniversário desta sociedade tão importante. O trabalho feminino dentro da Igreja é destacado desde o começo da Igreja. Quando olhamos para Romanos 16, por exemplo, vemos uma relação de várias mulheres que tiveram uma grande importância na vida daquela Igreja. A Igreja primitiva e o Antigo Testamento estão repletos de exemplos de mulheres que serviam a Deus.
Jesus andou na companhia de mulheres que até hoje são grandes exemplos para todos nós. Marta e Maria, por exemplo, foram mulheres de grande exemplo de fé e serviço. Marta, provavelmente a mais velha, se destacava pelo dom que tinha da hospitalidade e servidão (Lc 10.38; Jo 12.2). Não podemos imaginar que ela estava errada ao fazer isto, pois é algo que a Bíblia apresenta como algo necessário (Rm 12.13; 1ª Tm 5.10; Hb 13.2).
Maria é aquela que se destaca por querer estar aos pés de Jesus para ouvir (Lc 10.39), para rogar (Jo 11.32) ou para adorar (Jo 12.3). Sempre com sua simplicidade e vontade de agradar o mestre ela dá o exemplo de submissão a Cristo. Duas mulheres de fé que são destacadas na vida de Cristo.
Somos tentados a imaginar que Maria era mais “crente” que Marta, pois ela preferia o melhor que era ouvir os ensinos de Cristo (Lc 10.42). Mas é de Marta que sai as grandes declarações de fé. Ela cria que Cristo tinha poder para curar Lázaro (Jo 11.21), mas cria também que podia fazer algo após a morte de seu irmão (Jo 11.22), cria na grande ressurreição no último dia (Jo 11.24), cria na vida eterna e que Jesus era o Cristo, o Filho de Deus que viria ao mundo (Jo 11.26,27). Qual das duas irmãs era a melhor? Creio que as duas eram grandes exemplos! Com quem devemos aprender? Com as duas!
Como vimos, podemos encontrar mulheres de exemplo no Antigo Testamento, nos dias de Cristo e na Igreja primitiva. Esperamos que isso não pare, mas que possamos encontrar mulheres de exemplo aqui em nossa Igreja. Mulheres que sejam submissas e desejosas de estar aos pés de Cristo como Maria; mulheres que sejam hospitaleiras e prontas para servir como Marta; mulheres que desejam aprender mais de Cristo como Maria e guardar estes ensinos com fé como Marta; Mulheres de fé como estas duas irmãs. Que em nossa igreja possamos encontrar mulheres que realmente surpreendem!

Rev. Felipe Camargo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Sample text

 
Blogger Templates